Início » Musicalidade » Abalou Capoeira, Abalou Cajueiro ou Abalou Cachoeira? Afinal qual é o Correto?

Abalou Capoeira, Abalou Cajueiro ou Abalou Cachoeira? Afinal qual é o Correto?

Capoeira está no mundo

Uma premissa básica para o Cantador de Capoeira é entender o significado da cantiga. Algumas músicas são muito comuns nas rodas por aí. De modo geral elas sugerem ações, pedem atenção, servem como grito de liberdade, relembram histórias do passado etc. A partir de hoje você deve cantar Abalou Cachoeira a menos que haja um forte motivo para mudar o fundamento da canção. Quer saber o por quê?

A forma como muita gente canta é esta (e aí cada um improvisa de modo particular):

♪♫ Abalou Capoeira abalou
Mas se abalou, deixa abalar
Abalou Capoeira abalou ♪♫

Há uma cidade de extrema importância para a Bahia, que é Cachoeira, no Recôncavo Baiano, e que foi palco de lutas pela independência. Lá que houve os primeiros passos rumo a independência do Brasil. Em meados de 1822 as tropas canhoneiras portuguesas queriam inibir a mobilização popular cujo objetivo era impedir a dominação colonial.

Revolta de Guanais ou Revolta Federalista

Entenda o que foi este movimento que “Abalou Cachoeira e São Felix”

A Revolta dos Guanais aconteceu em terras baianas e resumia-se aos conflitos entre os Baianos e os Portugueses que estavam no Brasil. Esta situação instável é decorrente do combate aos índios e cachoeiranos não submetidos ao domínio português. O objetivo era libertar os escravos que haviam e implementar o sistema da Republicano e Federativo no Brasil.

[highlight]”Por mais paradoxal que seja a Independência Brasileira aconteceu graças a um Português, contra Portugal.” [/highlight]

No video abaixo é possível entender melhor:

Os habitantes das cidades de São Félix e Cachoeira, se mobilizaram juntamente com o capitão Bernardo Miguel Guanais para realizarem a deportação imediata de todos os portugueses que fossem contrários aos interesses deles. Estes conflitos de interesses abalaram as regiões de Cachoeira, São Félix e Santo Amaro da Purificação.

Existem várias músicas de Capoeira que contam um pouco da história de Cachoeira, São Felix e Santo Amaro da Purificação. O que vale mesmo é estudar e aí cantar aquela que de fato pode ensinar e recordar fatos.

Título: Santo Amaro
Autor: Macaco Preto

Santo Amaro Cachoeira
Ilha de Maré
Histórias da capoeira
Santo Amaro da purificação
Suas histórias fazem o corpo arrepiar
Das lutas do final da escravidão
Nasceu um mito Besouro Manganga

Coro

Cachoeira defendia Salvador
Dos invasores daquela cidade
O filho que essa terra abençoou
Foi Seu Traíra, no bairro da Liberdade

Coro

Ilha de Maré, é terra de tradição
De la sairam famosos capoeiristas
Um deles Seu Valdemar da Paixão
Que nessa arte, foi um grande especialista

Coro

Na Bahia capoeira começou
Depois Recife e Rio de Janeiro
Da terra do Cristo Redentor
Capoeira deu volta no mundo inteiro

Resumindo…

Em verdade a música relembra uns dos momentos históricos de Cachoeira, São Felix e Santo Amaro da Purificação. Momento de Guerra. De acertos, erros. Quando cantamos Abalou Cachoeira nos referimos a loucura que foi a luta nestes municípios. Realmente Abalou Cachoeira.

Dica de Livro:

Como um homem sábio, uma princesaCapa do livro 1822 triste e um escocês louco por dinheiro ajudaram D. Pedro a criar o Brasil – um país que tinha tudo para dar errado1822 – Como um homem sábio, uma princesa triste e um escocês louco por dinheiro ajudaram D. Pedro a criar o Brasil – um país que tinha tudo para dar errado”, conta de forma curiosa e bem-humorada como realmente aconteceu a Independência.

O escritor Laurentino Gomes apresenta um Dom Pedro, nem como um herói patriota e nem como o jovem de 23 anos, mulherengo e irresponsável; mostra também a importância de outros personagens, como José Bonifácio e a princesa Leopoldina.

 

Written by
Professor do Grupo Quilombolas de Luz Capoeira. Em constante aprendizado, por isso também Aprendiz. O maior desafio para liderar uma roda de capoeira, é manter-se ciente de sua responsabilidade e, principalmente, de que quem conduz o ritual depende de todos os participantes para fazer acontecer.

Esqueceu a senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail. Você receberá um link para criar uma nova senha via e-mail.