Início » Capoeira » Dia do Capoeirista – 3 de Agosto [Lei nº 4.649, de 1985]

Dia do Capoeirista – 3 de Agosto [Lei nº 4.649, de 1985]

Dia do Capoeirista - 3 de Agosto

A Capoeira gradualmente vai se modernizando e tomando forma. O crescimento/modernização é tímido mas vale acreditarmos que será constante. E se pensarmos bem está de fato acontecendo. O Dia do Capoeirista é só mais um dos vários dias que comemoramos a Capoeira. Datas também importantes são: Dia da Consciência Negra, Dia da Abolição da Escravatura etc.

Pare pra pensar em como era a Capoeira 20 anos atrás. E como ela é hoje? Mudou muita coisa…

O dia do Capoeirista é comemorado neste dia em virtude de o Governo do Estado de São Paulo criar a Lei nº 4.649, de 1985 e tê-la instituido oficialmente nesta data.

A Capoeira era proibida no passado:

Em outubro de 1890, foi promulgada a Lei 487, de Sampaio Ferraz. A pena era de dois a seis meses de trabalho forçado na Ilha de Fernando de Noronha. No art. 402, “Dos vadios capoeiras”, lê-se:

“Fazer nas ruas e praças públicas exercícios de agilidade e destreza corporal conhecidos pela denominação capoeiragem; andar em correria, com armas ou instrumentos capazes de produzir uma lesão corporal, provocando tumulto ou desordem, ameaçando pessoa certa ou incerta, ou incutindo temor de algum mal”.

Capoeira Antigamente

Que nesta data uma mensagem importante fique gravada na mente de todos os Capoeiristas.

Não tenha vergonha de dizer que acredita na Sua Capoeira, que quer muito vencer apesar de todos os seus problemas. Vencer para alguns é viver dessa arte. Viver para outros pode ser correr atrás do fundamento. E para outros pode significar os dois e muito mais.

A Capoeira cresceu bastante e continua crescendo (talvez lentamente) não deixe de profissionalizar sua aula, seu toque, sua ginga.  [highlight] Não deixe sua capoeira se tornar ultrapassada, cafona e piegas. [/highlight]

Aqueles que têm a coragem de se atualizar e encarar a modernização da Capoeira certamente se destacarão mais cedo ou mais tarde. Este é o público que se diferencia e costuma ter um comportamento bem diferente.

SUA CONQUISTA DE ONTEM NÃO GARANTE SUA CONQUISTA DE HOJE. TREINE. ESTUDE. MUITO.

Alguns links que serviram de referência para este post:

Biblioteca do Capoeira

Você Sabia #Capoeira?

Profile photo of Danilo Barros
Written by
Professor do Grupo Quilombolas de Luz Capoeira. Em constante aprendizado, por isso também Aprendiz. O maior desafio para liderar uma roda de capoeira, é manter-se ciente de sua responsabilidade e, principalmente, de que quem conduz o ritual depende de todos os participantes para fazer acontecer.
  • Instrutora Bel – AZC

    Acho muito vago se ter a data do dia 03/08 só porque o governo do estado de São Paulo quis escolher essa data.
    Ela deve ser uma data que nos leve a refletir sobre o que é ser capoeirista, deve está relacionada com algum acontecimento importante a nível nacional.

    • Oi Bel. Concordo 100% com você. A razão da existência da Capoeira é MUITO mais importante do que a própria Capoeira. Torço para que isso seja algo relevante para muita gente. Obrigado por compartilhar sua opinião.

  • O costume do apelido surgiu na epoca em que a capoeira era ilegal. Capoeiristas evitavam dizer seus nomes para evitar problemas com a policia e se apresentavam a outros capoeiristas ou nas rodas pelos seus apelidos. Dessa forma, um capoeirista nao poderia revelar os nomes dos seus companheiros a policia, mesmo que fosse preso e torturado. Hoje em dia, o apelido continua uma forte tradicao na capoeira, apesar de nao ser mais necessario.

Lost Password

Please enter your username or email address. You will receive a link to create a new password via email.

EnglishGermanPortugueseRussianSpanish
Skip to toolbar