Início » Capoeira » E a Capoeira na Copa do Mundo?

E a Capoeira na Copa do Mundo?

COPA DO MUNDO 2014

COPA DO MUNDO 2014Em meios a tantos desconfortos com a situação do Brasil (manifestações, violência, black blocks, governo) esta ainda é a Terra do futebol. Isso mesmo. A Copa do Mundo de 2014 está acontecendo no Brasil. Alvo de muitas críticas internacionais a abertura da Copa assumiu o Trending Topics no Twitter por vários motivos.

Entretanto houve um ponto que demonstrou certa empolgação do povo brasileiro. Mesmo após o término do playback a torcida continuou cantando o hino nacional e isto sim foi de arrepiar. Houve homenagens para várias manifestações que representam o Brasil. Mas poderia ter mais. A exibição do nosso esporte, aquele que é genuinamente brasileiro foi um tanto tímida.

Por meio deste link é possível ter uma ideia do que foi a participação da Capoeira na Copa do Mundo:

Acredito que a Capoeira deveria ter uma evidência maior num evento tão importante como este. A Capoeira é muito mais valorizada fora do país. Como temos esta arte em abundância aqui o brasileiro acha que sabe tudo e não precisa estudar. E por isso não corre atrás da essência e do fundamento. Por isso tem tanta gente jogando Angola na Regional e viajando no fundamento.

A FIFA teve o privilégio da isenção de impostos. Mas por quê? O Brasil não precisa de dinheiro? Poderíamos sim ter feito uma abertura mais incrível. Um dos poucos momentos interessantes não foi captado pela mídia:

Você viu o Exoesqueleto?

chuteagolPor que a coreógrafa dos dançarinos não é brasileira? Precisava mesmo contratar um BELGA? Queriam contratar atletas profissionais de capoeira para trabalhar voluntariamente na abertura de um dos eventos mais importantes do mundo? Faltou a Capoeira de verdade. O berimbau bem tocado, não houve canto, os “acrobatas” nem se quer gingaram. Fala sério! Este é mesmo o cenário que queremos mostrar para o mundo?

Parecia mais uma audição para o Cirque Du Soleil (rs) Será que faltou tempo? Enfim, começou a Copa e a repercussão por ora não é das melhores. Aliás o cheque já está assinado desde a Copa passada. O Brasil já perdeu esta Copa, mas vai ganhar o Hexa.

Você sabe qual é a cara do Brasil para a COPA DO MUNDO DE 2014?

A cara da Copa Pro Brasil!

 

Como complementação deste artigo vale ler este texto da FOLHA DE SÃO PAULO

Written by
Professor do Grupo Quilombolas de Luz Capoeira. Em constante aprendizado, por isso também Aprendiz. O maior desafio para liderar uma roda de capoeira, é manter-se ciente de sua responsabilidade e, principalmente, de que quem conduz o ritual depende de todos os participantes para fazer acontecer.

Lost Password

Please enter your username or email address. You will receive a link to create a new password via email.

EnglishGermanPortugueseRussianSpanish
Skip to toolbar