Início » Capoeira » Por que nunca (ou raramente) cantamos o Hino Nacional em Eventos de Capoeira?

Por que nunca (ou raramente) cantamos o Hino Nacional em Eventos de Capoeira?

A Capoeira e o Hino Nacional Brasileiro

Nos eventos de Capoeira de modo geral é raro haver o hábito de cantar o Hino Nacional Brasileiro. Poucos Capoeiristas o fazem corretamente e gostam de cantá-lo. Acertar a letra em 100% é mais díficil ainda.

E se alguém propuser isso facilmente irá se deparar com alguém de cara feia e debochando. O ponto é que muita gente não entende o significado ou consideram nada importante. Mas se temos orgulho de dizer que a Capoeira é uma arte marcial genuinamente brasileira, porque temos tanto receio em demonstrar nosso patriotismo?

Capoeiristas Cantando o Hino Nacional

Fonte: http://migre.me/k9Gyk

De modo geral, o Hino Nacional é mais lembrado em jogos de Futebol. Os capoeiristas quando viajam pra fora do país têm orgulho de dizer aos gringos que são brasileiros e aqui, alguns tem receio de afirmar seu patriotismo. O principal motivo para o Hino Nacional não ser cantado provavelmente é a preguiça em querer entender e aprender a letra que é antiquada e trás palavras que não costumamos usar no nosso dia-a-dia.

Certamente muitos brasileiros alfabetizados aprenderam, em algum momento da vida, a cantar, mas poucos se recordam das regras e propósitos. O Hino Nacional é um dos 4 símbolos nacionais, os outros são a Bandeira Nacional, as Armas Nacionais e o Selo Nacional.

Bandeira do Brasil

O papel do Capoeirista (aquele que ensina) é também de educar. E fazer jus a pátria é plenamente recomendado. O importante é tornar o significado de cada estrofe do hino mais fácil de entender e aí, explicar porque é tão importante saber cantar a música do país.

Hoje em dia a bandeira hasteada ou o canto do hino nas escolas não tem grande importância e o significado para professores e alunos é indiferente. O valor histórico do Hino Nacional Brasileiro deve ser evidenciado e entendido por todos. Ultimamente é ligado somente ao Futebol. Abaixo há um detalhamento muito interessante que foi produzido pela Folha de São Paulo:

Hino-Nacional-Brasileiro

Por que devo Cantar o Hino Nacional Brasileiro?

Ele representa a nossa Pátria. É a música que representa o Brasil. Por isso devemos estar de pé quando o cantamos em sinal de respeito. A Capoeira é a história de luta de um povo que buscou a libertação e vale lembrar que o Hino representa a Independência Brasileira, nossa grandeza territorial. (Independência, lembra?) Ele nos faz ter orgulho do nosso povo e nos entrega a missão de que temos que ter garra e amor para construir um país melhor. Um mundo melhor.

Devo cantar o Hino Nacional em todas as rodas que eu fizer? Não. Claro que não. Mas certamente há ocasiões extratégicas que talvez valham a pena. Há vários grupos internacionais com eventos internacionais. Nesta ocasião talvez caberia ou não?

Vamos refletir sobre isso!?

...

Written by
Professor do Grupo Quilombolas de Luz Capoeira. Em constante aprendizado, por isso também Aprendiz. O maior desafio para liderar uma roda de capoeira, é manter-se ciente de sua responsabilidade e, principalmente, de que quem conduz o ritual depende de todos os participantes para fazer acontecer.

Lost Password

Please enter your username or email address. You will receive a link to create a new password via email.

EnglishGermanPortugueseRussianSpanish
Skip to toolbar