Início » Musicalidade » História da Música: O que isso tem a ver com Capoeira?

História da Música: O que isso tem a ver com Capoeira?

História da Música

[highlight]A energia do jogo de Capoeira está intimamente ligada a música (canto e toque). [/highlight]
O entendimento de tudo que acontece na roda é absolutamente necessário para que o aproveitamento daquele momento seja pleno.

Montar uma bateria de Capoeira é importante não por ser bonito ter três berimbaus, dois pandeiros, um agogô e um reco-reco, mas sim porque a combinação destes instrumentos forma a harmonia. Não há como falar de Capoeira sem falar de música. E para falar de Música nada melhor de que entender um pouco do tema. A Música nos faz lembrar de uma pessoa querida, de um lugar, nos traz recordações amorosas ou não etc.

Nós somos influenciados pelo SOM ainda que este seja abstrato e até efêmero. Gostar ou não de uma música nos leva a pensar que esta escolha fundamentada em gosto pessoal é a única influência que ela (a música) pode ter sobre nós. 

Mas aí fica a dúvida:

O que é Música?

Não há registro oficial do surgimento da música ou mesmo dos instrumentos musicais, mas uma coisa é certa: eles são bem antigos. Há quem diga que o homem começou a criar instrumentos musicais para imitar os sons da natureza (vento, trovão, canto de pássaros, rugido de animais etc). Isto sem falar no som/percussão corporal (mas isto fica para outro post :-P).

[highlight] “Música pode ser tudo aquilo que quando tocado haja a intenção de ser Música” [/highlight]

É bastante relativo falar de música. O que é bom para um pode não ser para o outro. Uns gostam de sertanejo, outros de samba. Uns de canções Católicas outros de Candomblé. O mais importante mesmo é que:

Significado da Música

Rumores indicam que as primeiras manifestações do som tenham acontecido na região da antiga Mesopotâmia, (Oriente Médio) há mais de 70.000 anos a.c.. Hoje esta área é ocupada pelo Iraque, Síria e parte da Turquia.

Quando falamos de música lembramos de muitas lendas, inclusive da região da Grécia que é o berço da civilização:

Na Grécia antiga, a mitologia atribuía à música origem divina, e teve como seus primeiros Deuses e Semideuses Apolo, Anfião e Orfeu. Eles acreditavam que a música tinha poderes mágicos e que eram capazes de curar doenças, purificar o corpo e o espírito e também fazer milagres na natureza.” Na verdade até hoje acreditamos nisso.

– Origem da palavra:

A Música vem do Latin

É impossível falarmos de música sem lembrarmos por exemplo, de Ludwig Van Bethoven, uma das várias referências em música clássica. Aliás posso afirmar que a música tem um poder absolutamente incrível, pois lembramos de canções criadas há mais de 500 anos. Fato que se compararmos as “novas”, muitas vezes não lembraremos nem o refrão delas (me refiro aos ritmos musicais da atualidade).

Para entender a formação da bateria de capoeira, é importante saber primeiro:

Bateria de Capoeira

O que é a Melodia, o Ritmo e a Harmonia?

[yes_list]

  • Melodia: É a sequência de sons e pausas que dão sentido a uma estrutura musical. Elas são tocadas S-E-P-A-R-A-D-A-M-E-N-T-E e formam a ideia de um solo.
  • Ritmo: É a batida e o tempo da nota. Ele que norteia o tempo de duração. O Ritmo é a amarração da música. É a batida que nos dá a métrica.
  • Harmonia: Duas ou mais notas tocadas ao mesmo tempo e que combinam. Devemos ter cuidado para não confundir Harmonia com Polifonia, que são melodias diferentes cantadas  por vozes diferentes. Por exemplo: Se eu estiver cantando “Paranauê” e você estiver cantando “Abalô Capoeira, Abalou”, isso não será uma harmonia, será uma polifonia.

[/yes_list]

Para melhor entendimento vale a pena ouvir o áudio abaixo como exemplo:

Influência da música sobre os sentimentos:

“Imagine um filme de terror em que uma aranha monstruosa está se aproximando sorrateiramente de uma criança inocente. Experimente tentar “ouvir” a música sorrateira ao fundo. Não é muito difícil, não é?”

– Mas por que os produtores dos filmes usam música para acompanhar tais cenas? E como eles decidem qual devem encaixar na cena?

– Por quê a “música do monstro se aproximando” não se encaixa em uma cena de filme de uma festa de aniversário ou de um berçário? Se palavras como “nana nenê” fossem colocadas na “música do monstro se aproximando”, isto seria uma canção de ninar? Cremos que não. 

Estudos mostraram que o impacto da música no sistema nervoso e as mudanças emocionais provocadas direta ou indiretamente pelo nosso cérebro, afetam a freqüência cardíaca, a respiração, a pressão sangüínea, a digestão, o equilíbrio hormonal, o humor e as atitudes.

Isto nos ajuda a entender por que as intensas batidas rítmicas de instrumentos africanos, como o Djembe, podem ocasionar uma gama grande de efeitos físicos e emocionais.

[highlight] A música consegue passar uma mensagem complexa e profunda, mesmo sem palavras. [/highlight]

Veja nestes slides um resumo deste post:

Este post tem como base as referências:

– Trecho em Itálico extraído do blog: http://migre.me/jkNnV

– Livro The Christian and Rock Music, de Samuele Bacchiocchi

Frases para Tweetar para os amigos:

1. (tweet) A música consegue passar uma mensagem complexa e profunda, mesmo sem palavras.

2. (tweet) Música pode ser tudo aquilo que quando tocado haja a intenção de ser Música.

3. (tweet) ““A música se apossou de muitas partes do cérebro humano.” #capoeira

Written by
Professor do Grupo Quilombolas de Luz Capoeira. Em constante aprendizado, por isso também Aprendiz. O maior desafio para liderar uma roda de capoeira, é manter-se ciente de sua responsabilidade e, principalmente, de que quem conduz o ritual depende de todos os participantes para fazer acontecer.

Esqueceu a senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail. Você receberá um link para criar uma nova senha via e-mail.