Início » Roda de Capoeira » Roda de Capoeira: A Circularidade Infinita

Roda de Capoeira: A Circularidade Infinita

Roda de Capoeira

Já se perguntou porque temos uma Roda de Capoeira? Por que é um Círculo? Se você reparar na natureza há uma infinidade de formas geométricas, mas uma delas é fundamental na capoeira: a esfera. Li um texto uma vez do Mestre Moraes onde ele comentava o fato de que muitos praticantes de capoeira não dispensavam o devido respeito ao espaço onde é praticada a capoeira: a roda.

O conceito principal da Capoeira é a roda. E claro, ela é feita de participantes que batem palma ou não no ritmo que pede o berimbau e cantam música enquanto dois capoeiristas jogam ao centro. É o trabalho em grupo que motiva a bateria a continuar conduzindo o jogo e anima os jogadores. O ideal é não termos espaço entre um participante e outro. A representação é de um símbolo de unidade.

♪♫[highlight] Capoeira é uma Arte que mexe com o corpo e com a cabeça faz o pobre virar Nobre faz com que seu Mundo cresça. – Mestre Barrão [/highlight]♪♫

[soundcloud soundcloudurl=”https://soundcloud.com/fajar-syahdana/mestre-barrao-capoeira-e-uma” ][/soundcloud]

A Capoeira não tem regra, mas quando sentamos nessa formação, somos todos iguais e vibramos na mesma frequência.

O conceito de círculo existe há bastante tempo e está presente em inúmeras situações, por exemplo:

Cantigas de Roda

Roda-roda, ciranda, ciranda de roda, brincadeira de roda… Não são poucos os nomes que existem para definir as brincadeiras infantis. Quando as crianças formam um círculo, elas ficam lado a lado, dão as mãos e entoam a mesma canção. Nesse tipo de grupo ou formação, não há hierarquia. O mesmo acontece na Capoeira. Seja um empresário, seja um estudante, todos tem a mesma importância.

Cantigas de Roda

Quando sentamos em Círculo todos podemos nos ver. Temos uma visão periférica do todo. O tamanho da roda pode variar de acordo com a quantidade de pessoas. Em respeito a bateria a saída para o jogo sempre acontece ao pé dos berimbaus (vale lembrar que não podemos nunca, NUNCA cobrir a bateria).

O famoso Yin-Yang

O Yin-Yang é o princípio da filosofia chinesa e tem a forma de um círculo. Há quem diga que é onde se inserem os opostos, negro e branco, homem e mulher, dia e noite etc. Outros dizem que o mundo é composto por forças opostas Ying e  Yang e achar o equilíbro entre elas é essencial. O princípio é: Duas forças complementares compõem tudo que existe, e do equilíbrio dinâmico entre elas surge todo movimento e mutação.

A energia do Yin-Yang

Os Cavaleiros da Távola Redonda do Rei Arthur

O Rei Arthur e Os Cavaleiros da Távola Redonda são as sagas mais famosas que envolvem o Ciclo Arturiano criadas pelo romancista inglês Thomas Malory. Contam a historia de Arthur que um dia tirou a espada Excalibur da pedra e se tornou rei e comandou uma das maiores sagas contadas em livros da história.

Na história do Rei Arthur a Távola Redonda é uma grande mesa redonda onde os Cavaleiros do Rei Arthur faziam reuniões. Nessa mesa não havia pontas pois eram todos considerados irmãos e iguais, essa mesa foi muito importante para o andamento da história. Foi lá onde os guerreiros e o próprio Artur fizeram reuniões de batalha. (Wikipedia)

Cavaleiros da Távola Redonda

O Círculo foi, muito provavelmente, a primeira formação de grupo que nossos ancestrais experimentaram. Ele está presente em outros momentos de nosso dia. Por exemplo: quando estamos entre amigos é comum conversarmos em roda. A Roda de Capoeira pode ser feita em praticamente qualquer lugar. Quando o que acontece na roda é profundo, é possível os tocadores se relacionarem até com a ancestralidade (espiritualidade) da capoeira.

Ancestralidade na Capoeira

Já ouvi dizer que o círculo é a forma geométrica mais perfeita porque a energia circula entre todos, sem qualquer interrupção. Como não tem arestas nem cantos, a energia acumulada ali se potencializa. Esta energia é impostada pela bateria de Capoeira. Por isso chamamos este momento de mágico. Quando o axé está rolando dentro da roda fechada, influências externas não penetram nesta formação.

[highlight] “A experiência é uma chama que só ilumina queimando.” [/highlight] – Benito Pérez Galdós

Muitos elementos são intrínsecos na Capoeira: Respeito, malícia, maldade, responsabilidade, provocação, disputa, liberdade, desafio, traiçoeiragem, brincadeira, energia, essência, ancestralidade, poder, ganância e muito mais. Lidamos com isso ora em maior, ora em menor intensidade durante um jogo.

Capoeira - Essência de Liberdade

Fonte da imagem: http://www.capoeira-nantes.fr/chansons-de-capoeira-vues-en-cours

Roda de Capoeira

O bom mesmo é poder ouvir as histórias de Mestres velhos, porque eles sim, trazem consigo a experiência e os segredos do ritual. Na capoeira não há uma obrigatoriedade de iniciação como acontece em muitos rituais religiosos. Enfim, a capoeira está aí e a energia dela também. A dificuldade maior é estimular os participantes e provocar esta energia que não depende de uma única pessoa.

Written by
Professor do Grupo Quilombolas de Luz Capoeira. Em constante aprendizado, por isso também Aprendiz. O maior desafio para liderar uma roda de capoeira, é manter-se ciente de sua responsabilidade e, principalmente, de que quem conduz o ritual depende de todos os participantes para fazer acontecer.

Esqueceu a senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail. Você receberá um link para criar uma nova senha via e-mail.