Todo Capoeirista já ouviu uma música de Capoeira que fale de Cajueiro. Algumas são bem famosas, tal como:
É de mandá leco,
Cajueiro,
Mandá Loiááá,
Cajueiro,
Leco,
Cajueiro,
Loiá…
[soundcloud soundcloudurl=”https://soundcloud.com/saciperereuk/cajue” ][/soundcloud]
Entender o significado da cantiga é essencial para que o cantador possa transmitir sensações e também perceber a identificação da roda.
O cultivo do caju no período colonial foi realizado com grandes sacrifícios sociais dos trabalhadores, devido às condições precárias de trabalho, cultivo forçado e falta de mobilidade. As práticas hediondas do trabalho forçado e escravo, dos impostos e dos castigos corporais tinham um objetivo único de beneficiar os interesses da Coroa Portuguesa.
Do Cajueiro, tudo se aproveita. Eles são ricos em vitamina C e Ferro e eram usados para medicar escravos doentes em tempos de escravidão. O Cajueiro foi levado pelos Portugueses do Brasil para a África e também Ásia. Em Goá, o cajueiro chegou mais ou menos no século XVI para lutar também contra a erosão. Na década de 70, Moçambique foi o maior exportador de Caju do mundo.
[Erosão é o desgaste do solo e das rochas, em geral feito pela água da chuva, pelo vento ou, ainda, pela ação do gelo.]
Devido às péssimas condições, muitos escravos preferiam dormir ao relento sob cajueiros, ao invés de se submeterem às péssimas condições de conforto e higiene dos alojamentos.
No Brasil Colônia, os negros escravos usavam o Caju como remédio. Desembarcados enfraquecidos e vitimados de doenças, se recuperavam a saúde debaixo dos cajuais. Muitas vezes quando se procurava por um negro escravo e não o encontravam, provavelmente ele estava sob um Cajueiro.
A cantiga abaixo reflete algo como:
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É de mandá leco, Cajueiro, é de mandá Loiááá, Leco, Cajueiro, Loiá…
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Se mandar eu vou
Cajueiro
Ir lá olhar
Cajueiro
Negro [/highlight]
O objetivo era saber da situação daquele negro, procurá-lo, que mais tarde seria útil e necessário para continuar a exploração e o trabalho escravo. Pois a mão-de-obra daquele escravo era necessária e por isso precisavam deles fortes e com saúde.
Veja algumas músicas que citam o famoso Cajueiro:
Galha do Cajueiro – Wilson Simonal
Vou fazer minha queixa
Quando o meu papai chegar
Mamãe não me deixa subir nesse galho
ela disse que eu caio vou lhe dar trabalho
Quando o meu papai chegar
Corro pra ele vou lhe contar
Papai, mamãe não quer
que eu suba no cajueiro
ela falou se eu subir eu caio
da galha do cajueiro! (3x)
Me tira, mamãe, me tira
me tira deste castigo
eu subo naquela galha
não corro nenhum perigo
eu quero tirar caju
eu vendo e ganho dinheiro
me deixa, mamãe, me deixa subir
na galha do cajueiro!
Referência:
A produção de Caju em Moçambique e a Dinâmica Socioespacial
***O relato deste post não reflete a verdade absoluta e pode haver outras versões, lendas e histórias que clarifiquem melhor o fundamento da cantiga e o contexto do Cajueiro na Capoeira. – (Professor Danilo)