Início » Praça da República » Entenda o que foi a Luta pela Roda da Praça da República em SP

Entenda o que foi a Luta pela Roda da Praça da República em SP

Na luta pela roda da República
Na Luta pela roda da República

Em agosto/2015 o movimento em prol da Roda de Capoeira na Praça da República sofreu certa repressão por parte da Prefeitura de São Paulo e a organização dos Barraqueiros da Praça da República.

Todo domingo a tradicional Roda de Capoeira tem acontecido na praça de Alimentação da Praça da República, às 10h da manhã. A ideia de haver a roda no período da manhã entre 10h e 14h é pra fomentar a difusão da arte e apresentar essa luta para o variado público (turistas ou não) que ali passa. Entretanto em 2/8/2015 os capoeiristas se depararam barracas no local onde a Roda de Capoeira acontecia. Não obstante, pintaram um círculo no chão no outro lado da praça simbolizando a famosa roda, sem qualquer comunicação com os frequentadores (capoeiristas, claro) assíduos da praça. (impuseram o local)

Roda de Capoeira não-oficial da Praça da República

Roda de Capoeira não-oficial da Praça da República

O problema não foi simplesmente a roda pintada no chão. O grande problema é que esta transição da roda pela praça acontece há muito anos. Esta é uma manifestação popular. O único esporte no mundo responsável por também divulgar a língua portuguesa. A Capoeira é encarada como algo incômodo pelas autoridades há anos e sempre foi transitória, nunca pôde obter seu espaço fixo. Mas qual a razão real para isso acontecer? Porque tanta opressão/repressão

Os capoeiristas então se negaram a realizar a roda no ambiente imposto e realizaram a manifestação no domingo seguinte em prol da liberdade de expressão. A polícia foi chamada alegando que invadimos a Praça da República.

Veja o vídeo da manifestação dos Capoeiristas na Praça da República em São Paulo:

Houve algumas reuniões na prefeitura e os expositores comerciantes da feira e depois de muita LUTA os capoeiristas foram ouvidos e o espaço foi, de fato, liberado.

Reunião na Prefeitura de São Paulo sobre a liberação do espaço da roda da República

Reunião na Prefeitura de São Paulo

Amantes, entusiastas, praticantes e não-praticantes se mobilizarem em prol do movimento de legalização da arte. Na redes sociais também houve inúmeros comentários sobre a importância de manter a roda no seu local de tradição. O professor do Grupo Guaraúna, Lenilson Oliveira (Prof. Buiu) encontrou o Prefeito Fernando Haddad e pediu seu apoio no movimento.

Conclusão

Nunca quiseram impedir a roda de Capoeira de acontecer. Nunca quiseram impedir o toque ou o canto. O que aconteceu é que queriam mudar de lugar a roda como sempre o fazem sem qualquer acordo entre as partes interessadas. Há muitos anos a roda de capoeira vem mudando de lugar e os capoeiristas sempre cederam, mesmo estando em desacordo. Agora queremos uma regularização. Uma instabilidade. Segurança.

O fato é que em algum momento eles vão pedir para sairmos da Praça da República como já o fizeram há alguns anos e a roda (e também toda a feira de artesanato) tinha que acontecer dentro de um estacionamento próximo a praça. Chega! A Capoeira é um show. Atrai público principalmente para a  Praça de Alimentação. A velha guarda da Capoeira de São Paulo merece mais respeito. Mestre Ananias (com 90 anos de idade) é o grande responsável pela fundação da roda e ainda está em atividade. Inclusive esteve nas reuniões de protesto.

Enfim, tudo deu certo. Garantimos o espaço exigido. A roda de Capoeira da Praça da República de São Paulo acontece todos os Domingos a partir das 10h na Praça de Alimentação. Venha visitar.

♪♩Venha ver gente, venha ver para falar…♪♬

Mestre Joel Cantando na Praça da República

Fontes Consultadas:

https://www.facebook.com/EuSouCapoeiraOficial/videos/1174964365850292/ 

http://www.geledes.org.br/racismo-e-intolerancia-na-praca-da-republica-em-sp-tradicional-roda-de-capoeira-do-mestre-ananias-e-ameacada/#gs.0Hi_GUA

https://www.facebook.com/Capoeira-Pra%C3%A7a-da-Rep%C3%BAblica-391733764268262/

Written by
Professor do Grupo Quilombolas de Luz Capoeira. Em constante aprendizado, por isso também Aprendiz. O maior desafio para liderar uma roda de capoeira, é manter-se ciente de sua responsabilidade e, principalmente, de que quem conduz o ritual depende de todos os participantes para fazer acontecer.

Esqueceu a senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail. Você receberá um link para criar uma nova senha via e-mail.